08/09/11

2ª Entrevista: Manuca Ximenes

Hoje trago-vos a 2ª entrevista que o blog fez!
Desta fez foi á fastástica e maravilhosa Manuca Ximenes que já tem montes de fanfics postadas e são todas simplesmente perfeitas!
Podem espreitar o perfil no Nyah desta autora AQUI.

Vamos á entrevista:

Quando e porquê é que decidiu começar a escrever fanfics?
R:
Bom eu comecei a escrever fics,para poder treinar a minha escrita,isso foi a uns cinco anos mais ou menos,depois para conseguir um certo publico,divulgação do meu trabalho na verdade

Quem lê as suas fanfics sabe que escreve Jake&Ness (no caso da saga Twilight), onde surgiu este fascínio por este casal?
R:
Eu gostei da temática deles.
É diferente,inusitado,mesmo que outros escritores já tenham feito um personagem hibrido,de vampiro com humano e até mesmo falado sobre transformos,acho que essa história de amor,um pouco interessante,mesmo achando que a autora,não explorou corretamente,provavelmente ela ira escrever outra saga,já deixou muitas lacunas no seu ultimo livro.

Todos sabem que publica diariamente as suas fanfics, como consegue?
R:
Todo mundo vivi me perguntando isso.
Bom eu digito muito rápido,então facilita escrever diariamente,sempre quando estou para postar uma fics,eu faço os dez primeiros capítulos e deixo guardados,então eu fico dez dias de folga.

A inspiração é muitas vezes um grande problema para as autoras. Já alguma vez se sentiu menos inspirada para escrever uma fanfic?
R:
Não,por que quando eu imagino uma história,eu imagino o começo o meio e o fim dessa fics,eu já sei o que vai acontecer,então não rola isso comigo não.

Recentemente escreveu uma fanfic de duas temporadas sobre Sobrenatural. Onde surgiu a ideia de escrever uma fanfic totalmente diferente de Twilight?
R:
Na verdade,na verdade,sobrenatural é mais a minha praia,eu gosto muito de livro de vampiro,aqueles matam mesmo,entre outras coisas,como os livros de Anne Rice,então eu gosto de explorar essa área.

Desde a primeira fanfics que escreveu até á mais recente, acha que cresceu como autora?
R:
Acho que sim,tanto que eu sou louca para reformular algumas,mas não tenho tempo,eu tinha um erro horrível,de “mais” e “mas”,hoje já não tenho mais,também eu comecei a escrever com catorze,eu acho,mas a postar foi com dezesseis eu acho.

De todas as suas fanfics, existe alguma que foi aquela que a mais marcou e mais gostou de escrever?
R:
Poxa eu não tenho uma favorita,mas a que mais eu gostei de escrever com certeza foi Show de Vizinho,essa fluiu que foi uma maravilha.

Para si, qual foi a sua fanfics mais difícil de escrever?
R:
Nossa com certeza foram as fics de drama,eu me acabo com ela,sempre choro horrores,mas a pior foi  A Cura,nessa eu me desgastei muito.

Na sua opinião, quais os elementos que uma boa fanfic deve ter?
R:
Bom eu não acho que tem uma fórmula certa,eu gosto de colocar as minhas fics com comedia,uma pitada de drama e muito romance.
Eu parto do seguinte conceito,por que toda história de amor tem que ser ao estilo Romeu e Julita,Tristão e Isolda,por que só as musicas românticas tristes são bonitas,acho que gosto de quebrar esse tabu.

Já passou por alguma situação que acabou por utilizar numa fanfic sua?
R:
Muitas,na verdade eu escrevo muitas situações comigo e de vez enquanto eu coloco nas notas,tipo em Escolha Certa,no epilogo o lance da filha da Nessie sair e da tchau e não chorar,eu fiz,foi um drama para a minha mãe,mas eu fiz e eu acho interessante esses lances.
A Cura por exemplo foi um caso de faculdade que eu estudei,tipo eu faço Direito,então eu as vezes coloco esse meu lado nas histórias.

Ao longo da lista das suas fanfics encontramos algumas de época. De onde surgiu a ideia de escrever sobre um momento em que não vivemos, em que leis e costumes eram diferentes?
R:
Nossa eu sou apaixonada por história,então eu gosto de misturar coisas que já aconteceram com as minhas idéias malucas,como em Caminhos Cruzados,eu falei sobra a gripe espanhola e o curandeirismo,as minhas fics também são cultura,rsrsrs.

Ao longo de todos os seus trabalhos, podemos ver que já escreveu fanfics em que a Nessie era novinha e adolescente e, pelo contrário, o Jake um homem adulto. Acha que a diferença de idade entre o Jacob e a Renesmee, faz com que a fanfic seja mais atractiva?
R:
Talvez,eu gosto de mostrar todos os tipos de romance,não somente os de adolescentes,como eles mais velhos com filhos e também com a diferença de idade,eu acho todos eles são validos,por afinal eles acontecem,não é mesmo?

Mas claro, que em “Whats My Name”, é precisamente o contrário. A Nessie é que é a mais velha e experiente. Acha que este tipo de relacionamentos é mais normal do que se pensa? Um rapaz apaixonar-se por uma mulher mais velha?
R:
Sim e por que não?
Amor por acaso tem idade?
Eu gosto de mostrar isso,afinal de contas,não é só um homem  mais velho que pode se apaixonar por uma moça mais nova,por que não uma mulher mais velha não pode se apaixonar por um cara mais novo,acho que esse tabu,tem que ser quebrado.

Já alguma vez teve medo de publicar alguma fanfic, com receio que os leitores não gostassem?
R:
Sempre acontece isso,eu sou meio insegura com as minhas história,tipo Se Eu Fosse Você,eu escrevi a cena de hot deles,morrendo de medo das minhas leitoras não gostarem,ou achar muito estranho.
Sei lá sempre bate aquela insegurança na estréia.

Com tantas histórias publicadas, de certeza que a sua imaginação é cada vez maior, mas alguma vez começou a escrever uma fanfic que depois não a concluiu e muito menos a publicou?
R:
Não,isso nunca aconteceu comigo,por que quando eu tenho uma idéia,ela fica martelando na minha cabeça até que eu pego para escrevê-la.

A “Casamento Arranjado” retrata um mundo completamente diferente do que estamos habituados a ler, pois eles vivem em Marrocos e têm leis muito rígidas. De onde surgiu esta ideia?
R:
Eu sou dançarina de dança do ventre,então eu gosto da cultura mulçumana,não me converteria,porém acho que eles são muito fascinantes e quis mostrar o lado que não tem homens bomba.

Muitas das suas fanfics têm um certo drama, como é o caso de “A Cura”, “o Som do Coração”, entre outras. Como se sente ao escrever momentos tristes e problemas, muitas vezes reais da actualidade?
R:
Eu choro muito,fico um caco toda vez que eu escrevo uma fics de drama,o meu emocional vai literalmente para o buraco,mas as leitoras gostam então eu continuo escrevendo.

Quais das situações mais gosta de escrever a Renesmee e o Jacob: Certinhos ou Rebeldes?
R:
Eu não gosto de escrever a Renesmee como uma doce criatura,que aceita as ordens de todo mundo,até tento de vez enquanto,mas eu sempre acabo a mudando.
Já o Jake,eu amo escrever ele rebelde,sabe eu não sou muito amiga de príncipes encantados,mesmo criando alguns,gosto mais dos lobos maus.

Agora, como leitora, quais os autores que mais gosta de ler as fanfics?
R:
Eu gosto muito da Glaucia Black,mesmo ela não escrevendo mais,o que é uma grande pela,da Daniela Twilght,Gomes,Jackiew,Lari_Pink,Micah e Dani.

Já alguma fanfic a mudou ou ensinou algo que irá se lembrar para sempre?
R:
Pergunta difícil.
O Som do Coração me ensinou a perseverança,Show de Vizinho me ensinou a não mudar ou ficar ligando para o que as pessoas pensam e Em Busca da Felicidade me mostrou que sempre tem uma luz no fim do túnel,quando nos acreditamos que não tem mais volta.

Em relação ao futuro: tem algum plano para se tornar escritora profissional?
R:
Sim,tenho até um livro pronto e estou procurando editora nesses dias,acho que o Direito perdeu uma advogada e a literatura ganhou mais uma escritora.

E por fim, tem alguma dica e sugestão para aquelas pessoas que queiram começar a escrever fanfics?
R:
Dicas,acho que colocar um pouco de si nas personagens é o essencial,conhecer coisas novas,procurar novos temas,essas coisas,acho que é mais ou menos por ai.

-------
Espero que tenham gostado da entrevista!
Beijos,
Daniela Cristóvão

7 comentários:

Lita Black disse...

A entrevista ficou excelente Dany!!!
Foi óptimo conhecer uma das grandes autoras do Nyah!!!
E Manuca, obrigada por me referires na lista de autoras que aprecias!!! :D
Beijos!

Danyela ♥ disse...

Que bom que gostaste querida =D
bjs

Anónimo disse...

Adoro a Manuca,afinal quem não gosta.

Anónimo disse...

Manu sinceramente arrasou na entrevista!
Daniela você foi muito boa como entrevistadora!
Manu foi mal por ultimamente não estar acompanhando nenhuma fic sua!
Sinto realmente falta delas!
Afinal, quem não sente? Suas fics são incríveis!
Estou tentando ler as que você já postou!
Vou ver se consigo tempo de ler e acompanhar todas!
Sinto muita a falta delas!
Você é incrível!
E pode avisar quando seu livro for publicado que eu terei prazer de lê-lo com muito carinho como sempre fiz com tudo que vem de ti!
Beijos e sou uma grande fã sua!
Suas fics me ensinaram muito, tem muita cultura!
Te love linda!
Beijinhos e Carinhos!
Sua fã...
Julisanmel / Juliana Melo

Anónimo disse...

nooosa fiko d+ essa entrevista tenho
ki adimitir eimm manuca arrasoo isso
continue assim beijoooos a todos

Anónimo disse...

AMO A MANUCA!! ADORO AS FICS DELA SÃO LINDAS!!VEJO TODOS OS DIAS

Talita disse...

Eu amei a entrevista, e amo as fics da manuca!!

Enviar um comentário