10/09/11

3ª Entrevista: Jackiew

Leiam a entrevista a baixo e descubram mais um pouco sobre a autora de fics Jackiew. Confiram a baixo o "atras das cenas" de suas historias e um pouco mais sobre a mesma. Uma escritora com varias historias dos mais variados temas.

O perfil dela no Nyah
Nunca deixe de comentar as fics!


Qual foi o seu primeiro contacto com a escrita, a sua motivação para escrever? Como descobriu o mundo Twilight e mundo das Fanfics?
Sempre gostei muito de ler, e o ato de escrever acabou vindo da necessidade de colocar as minhas idéias no papel. Eu lia as estórias, a imaginação começava a funcionar em cima da leitura e no final, a vontade de escrever acabava surgindo por tabela.
Fui apresentada ao mundo de Twilight pela minha irmã adolescente que assistiu ao filme no cinema, e acabou alugando e levando para casa. Depois de muita insistência acabei assistindo com ela e amei.
No caso das fanfics, a descoberta foi por acaso. Fiz um twitter para ter um contato mais instantâneo e real com as noticias de Twilight e Robsten (as haters que me perdoem, mas eu amo esses dois juntos!). Em uma das minhas inúmeras trocas de twitts, acabei descobrindo o site do Nyah e, conseqüentemente, as fanfics. Em principio eu apenas lia as estórias que eram publicadas, devo dizer que isso aconteceu por um curto espaço de tempo, por que a minha mente fervilhava e acabei tomando coragem e escrevendo.
É claro que a primeira FIC foi péssima, capítulos muito curtos, mais narrativa que diálogos, mas acho
que a experiência foi válida. Já pensei até em deletá-la do site, mas nutro um carinho muito grande por ela, então, para quem quiser ver, ela ainda está lá, chama-se “Como conheci Robert Pattinson”, nem preciso dizer o por que deste ter sido o tema da estória!!! Acho que está na cara!
Você escreve fanfics sobre temas variados, as suas historias são sempre bastante diferentes. Têm alguma preferência por algum tema?
É verdade! No inicio eu escrevia muito sobre o Robert ou o Edward, que é o personagem interpretado pelo Robert Pattinson. As ’heroínas’ da trama não eram a Kristen Stewart e nem a Bella Swan, eram personagens que eu inventava, por que gostaria que fosse eu a escolhida e não elas. Mas é obvio que esse caminho que escolhi não deu muito certo, as fãs gostam da Bella e com isso, minhas FICs se tornaram Beward.
Fiz algumas parcerias com leitoras que gostavam das minhas estórias e acabei fazendo uma amizade grande com a Lari_Pink, e ela me mostrou um outro universo novo, que são as FICs Jackeness. Nem preciso dizer que me apaixonei por esse shipper. Eles são cativantes, possuem personalidades marcantes e isso  me atraiu muito.
Eu gosto muito de drama. Acho que quem lê as minhas FICs percebe que, mesmo tendo um certo toque de comédia, acabo acrescentando um “draminha” no meio do enredo. Mas quando o drama acontece as leitoras não o aceitam muito bem. Elas estão ali para ler um romance e um drama acaba cortando a aura de felicidade do casal principal. Com isso, volto atrás e o drama cai por terra. (risos)
Você se considera uma pessoa engraçada? Já que muitas de suas fanfics tem um toque de humor.
Me considero sim, claro que o meu humor é meio “corrosivo”, ou seja, sarcástico, tem aquela pontinha de ironia. Amo o Emmett, acho que ele é um personagem que deixa a imaginação fluir. É engraçado, meio bobão e infantil. Outro que adoro trabalhar é o Quil (leia-se “A principal suspeita”), aliás, acho que o Quil representa bem esse meu lado cômico. É simplesmente divino fazer o Quil em “A principal Suspeita” (que escrevo junto com a Lari_Pink), interagindo com o personagem do Jacob, que é sempre aquele peso, cheio de idéias rígidas sobre o que é certo e o que é errado. Até na hora de chamar o Jacob de volta à realidade, o Quil consegue ser engraçado. 
Você escreve sobre vários casais (Ed&Bella, Jake&Ness, Damon&Elena, Robsten). Tem alguma preferência entre algum desses casais?
Foi aquilo que eu disse anteriormente. Comecei escrevendo sobre o Robert e o Edward. Isso por que sempre fui apaixonada por ele, aquele jeito meio largado do Robert, aquele charme que ele tem. Isso me atrai bastante nele. Então no inicio escrevi FICs sobre ele e a Bella, mas no meio do caminho, comecei a ler FICs Jacob&Bella e depois, Jake&Ness. Acabei me apaixonando por esse ultimo casal, não sei bem o que me puxou para eles, mas posso dizer que esse casal é incrível, Jacob como sempre mandão, possessivo, lindo, sexy e a Renesmee, na minha imaginação, meio imatura, mas com uma personalidade explosiva. Adoro essa mistura de personalidades!
Você é uma autora notável! Como se sente quando vê que o publico gosta daquilo que você escreve?
Em primeiro lugar, agradeço pelo elogio! É sempre uma delicia sentir que as pessoas gostam do que estão lendo, e mais que isso, demonstram sob a forma de elogios, de indicações e comentários que engrandecem e acalentam o ego do autor. Na verdade, é bom ressaltar a importância desse retorno, o autor se sente feliz por perceber que aquilo que está colocando no papel é bem compreendido e que, além disso, ainda atinge o seu objetivo que é criar um vinculo especial com o leitor, que reflete o que sente nos seus comentários. Trocando em miúdos, é muito bom sentir que o seu esforço em escrever bem, é bem visto e bem aceito por quem está lendo! O trabalho se torna gratificante e nos incita a escrever mais e mais. 
Você tem historias bastante originais como a sua nova "Amor por um Badboy" de onde surge tanta inspiração para coisas tão diferentes?
As idéias surgem ao acaso. Elas aparecem no meio de um filme que estou assistindo, ou de alguma coisa que por acaso vejo na rua, como é o caso do “Viajante do tempo”, que surgiu na minha cabeça, depois que vi uma garota atravessando a rua de shortinho e camiseta. Fiquei pensando, e se um homem do século XVII viajasse no tempo e viesse para o século XXI e se deparasse com uma mulher vestida desse jeito?!? Qual seria a reação dele? Ai surgiu a FIC! A estória aparece na minha cabeça do nada! Ela simplesmente vem!
Você gosta de finais felizes ou aquela pontada de mistério que se arrasta por algum personagem da historia?
Depende da estória. Gosto do mistério, da angustia em querer saber onde aquele determinado assunto vai dar. Mas o final feliz é sempre o mais esperado! Claro, o nosso dia a dia é muito corrido, cheio de tensões, então quando a gente lê uma estória ou assiste a um filme, esperamos que o final seja perfeito, feliz.
Qual foi a fic que para você foi a mais difícil de escrever? Aquela que realmente te deu dor de cabeça.
Ela ainda está sendo. “A principal suspeita” é uma das melhores FICs que já escrevi, mas ela é pesada, difícil de levar. O personagem Jacob é escrito por mim, então dá para se ter uma idéia do que, tanto eu, quanto a Lari, estamos passando, com esse negocio de prisão da Nessie. O Jacob é intenso, cabeça dura, rígido nos conceitos dele. Com isso eu tenho que entrar naquele climão de desespero extremo do personagem que ao mesmo tempo que é apaixonado, também odeia com todas as forças. Além disso, ainda tem a mistura da pressão normal da profissão dele, que é bem estressante, do amor que ele sente por ela, do sentimento de traição e desconfiança e o pai dele, que é um homem que não perdoa, rígido ao extremo e que coloca o filho numa situação pior ainda. Acho que foi por isso que criei o Quil, que é um personagem mais leve e que contrabalança esse peso todo criado pela estória em si.
Se a sua vida pudesse ser como a historia de uma fic, qual seria? E porque razão?
Acho que ela seria como a minha FIC sobre o Jackson Rathbone (o Jasper de Twilight), “Love Song”. Por que a personagem principal é decidida, sabe o que quer, ainda por cima se apaixona pelo Jackson e é correspondida. Além disso, ainda tem o Robert Pattinson também apaixonado por ela! (Risos). Gostaria de ser roqueira, de ser livre, de ter alguém como o Jay, meio doidinho, meio zen, alternativo e super prá cima, apaixonado por mim. É isso!
Você tem bastante fics em andamento, como gere o seu tempo para conseguir escrever?
Essa é uma boa pergunta! Realmente estou com várias estórias postadas. Algumas já entraram na reta final, e acaba que tenho uma certa dificuldade para encerrar FICs, acho que fico com pena de deixar meus personagens para trás. Então essas, deixei meio paradas e estou caminhando com as que estão no inicio ou no meio.
Estipulei o seguinte, postar uma por dia. É claro que muitas vezes não consigo, por falta de tempo ou mesmo por falta de inspiração. Mas sempre que tenho um tempinho escrevo a que estou inspirada naquele momento. Vou escrevendo ao longo do dia, quando dá uma brechinha daqui ou dali. Ou então escrevo a noite.
Às vezes demora um pouco para postar um determinado capitulo, por que sempre deixo para fazê-lo no dia seguinte que escrevo. Isso acontece por que gosto de betar minhas próprias estórias. Muitas vezes no meio da leitura, que acontece no dia seguinte, surge alguma idéia melhor, e mudo tudo! Tá certo, isso parece loucura, mas gosto que seja assim, o capitulo fica muito melhor. Quanto aos erros de ortografia, só vejo depois que posto. Por que ai o texto já está na formatação do Nyah e enxergo melhor o que precisa ser corrigido.
Mas reger todas as minhas estórias, escrever, postar, criar mais coisas é uma verdadeira loucura!
Você escreve momentos bastante hots. Já se inspirou em algum momento da sua vida para escrever esse tipo que coisas, ou até cenas diferentes.
Bom, eu me inspiro em coisas que já me aconteceram, em estórias que leio ou mesmo em filmes que assisto. Claro que tudo com uma boa dose de imaginação no meio. Procuro não escrever as coisas muito escancaradas, acho que acaba pendendo para a pornografia e o texto não passa aquela intensidade do momento entre o casal. Outra coisa que também não gosto é de ficar introduzindo hentai o tempo todo e em todos os capítulos, a leitura vai ficando repetitiva e cansativa.
Ja reparei que você tende a escrever um Jacob mais "fora da lei" ele faz sempre alguma coisa de errado. Você tem preferência por eles certinhos ou malvados?
Não é que eu goste dele mal ou bom, gosto da personalidade forte dele. Mas a meu ver ele fica mais charmoso e mais hot, no estilo badboy, mandão. Isso atrai bastante.
Já sentiu insegurança em postar alguma fic? Medo de que ninguém fosse gostar?
Com certeza! Acho que em todas elas eu fiquei insegura. Só sossego quando vejo o primeiro review, e a leitora diz que amou a idéia e que vai acompanhar. Obviamente que tem aquelas que a gente se sente mais insegura. Uma delas é “Em busca de um sonho”, que é uma parceria minha com a Lari_Pink. Desde o inicio a gente já sabia que não ia dar ibope, isso por que FICs com atores não são muito procuradas pelas leitoras.



Como se sentiu depois de ter escrito a sua primeira fic?
Fiquei ansiosa! Queria que alguém lesse, que deixasse um comentário. Depois de um tempo me senti meio frustrada por que isso não aconteceu. Eu não tinha nenhum review! Acreditem, nem unzinho só! (Risos). O Nyah naquela época fazia a contagem de leitores, cada um que entrava ficava registrado como tendo lido a FIC, eram mais de 100 pessoas, e NINGUEM deixava review! Isso me deixou muito chateada. Mas não desisti! Um belo dia, uma leitora acabou postando um comentário. Fiquei curiosa e fui atrás de quem ela era, li as estórias dela e gostei. Aí fiz um contato com ela, acabamos nos associando e escrevemos praticamente juntas a FIC “A outra” que é Beward e rendeu bons frutos. 

Você sente cresceu como autora desde a sua primeira fic?
Muito! Muito mesmo! Quem pega todas elas e lê em ordem cronológica de postagem, percebe isso muito bem! É nítido esse crescimento! Hoje as idéias saem facilmente! Uma coisa que odeio, por exemplo, é a repetição de palavras, no inicio eu lutava muito contra isso, hoje o texto sai naturalmente, e quando releio são poucas as palavras que precisam ser substituídas.

Acha que aprendeu alguma coisa valiosa em alguma fic que tenha lido. Uma coisa que fez diferença na sua vida?
Na verdade não. O aprendizado aconteceu mesmo na qualidade dos meus textos. Gosto de ler não somente FICs, mas também livros, jornais, revistas, isso tudo faz com que a imaginação aumente e o nível ortográfico melhore.

Qual e a sua fic preferida, de todas que já tenha lido até hoje?
Não existe uma especifica. Adoro “The Killer” da Nanda Portela, é uma Fic bem interessante, Beward. Não é aquilo de felizes para sempre sabe, tem altos e baixos, os personagens passam por várias situações de risco. Adoro! Muito boa realmente! 
Outra que amo de paixão é “O poderoso Cullen” da Ely Martins, excelente, Beward também! Muito bem escrita e com uma trama bem colocada  e é felizes para sempre! (risos). 
Mais uma que adoro é “Os Deans de minha vida” da Lari_Pink, baseada nos personagens de Supernatural. O enredo é simples, mas a autora soube desenrolar a trama de um jeito intenso, forte. Ótima!
Qual foi a autora mais original que já leu até hoje? 
Gosto muito da Ely Martins e da Gracita. Cada uma delas tem um estilo diferente. O shipper predileto da Ely é Beward, as estórias sempre tem um drama. Alguns são mais pesados que outros, mas o final é sempre feliz. O casal passa pelos problemas juntos e todas as vezes terminam felizes para sempre. No caso da Gracita, que deu uma parada momentânea, o casal é a Bella e o Jacob, são estórias diferentes e sempre muito Hot’s.
Agora existem aquelas que não são baseadas em Twilight, mas que são muito boas e muito bem escritas. 

Na sua opinião o que faz uma fic ser realmente boa?
É todo um conjunto de coisas. Acho que a primeira delas é o tema escolhido, que a meu ver, tem que ser diferente, por que não adianta nada a pessoa ficar repetindo estórias que já foram escritas, perde um pouco da graça, mesmo que o final ou o meio sejam diferentes. Em segundo lugar, vem o desenrolar da trama que tem que ser muito bem elaborado, senão o autor se perde no meio do caminho e não consegue prender a atenção do leitor. Outra coisa, é que a estória não pode ficar seguindo aquele caminho do “é obvio que isso ia acontecer”, senão também perde a graça da leitura, o inusitado é sempre melhor e mais bem aceito pelos leitores.
Além disso, acredito que a ortografia e as regras de português, têm que ser obrigatoriamente seguidas. Quantas vezes lemos estórias cuja trama é incrível, o tema diferente, mas que acaba ficando horrível de ler por conta da qualidade do texto. Eu pessoalmente já abandonei diversas FICs, que julgava muito boas, justamente por conta disso.
Por ultimo o que disse anteriormente. Se a FIC tiver hentai de “cabo a rabo”, em todos os capítulos, o texto se torna cansativo, repetitivo e a leitura fica maçante. 

Tem algum plano de se tornar uma escritora profissional?
Já pensei nisso sim! E ainda penso! Quem sabe enveredo por esse caminho? Se resolver por isso, aviso a todas vocês. Acho que ia ser muito bom, por que adoro escrever e juntaria o “útil ao agradável”! 

E por ultimo, tem alguma dica para os novos escritores que estão se lançando nesse vasto mundo da escrita?
Primeiro, não desistir nunca. Não é por que as pessoas não deixam reviews que o escritor deve desistir. Faça como eu, busque parceiros que já sejam conhecidos, nem que seja apenas para orientá-los. 
Em segundo lugar, sempre revisem seus textos, ou peçam para alguém betar, mas não alguém mais ou menos, uma pessoa que realmente escreva de forma correta. É terrível ler textos onde o autor diz que o capitulo foi betado, mas no decorrer da leitura ele esteja cheio de erros muitas vezes grosseiros. 
Por ultimo e não menos importante, leiam sempre! A imaginação acontece a partir da leitura, assim como a ortografia. No mais, é curtir e escrever bastante, pois a prática é essencial.


***

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa autora. Não deixem de ler as suas fics

0 comentários:

Enviar um comentário