29/08/11

Já temos a 1ª entrevista!!!!!!!!!! :D

E a primeira entrevista será com a fabulosa, maravilhosa, magnífica... DanielaTwilight!!!
Recomendo as fics dela a todas as amantes de JakexNess!!!
Ela é uma autora maravilhosa e merece todo o reconhecimento, é por isso que eu quero que ela seja a primeira entrevistada!!!
Autora de "Lugar Para Amar", "Destino", "Who Owns My Heart"... São todas fics que recomendo!!!
Aqui vai o link da página de perfil do Nyah!!!
http://fanfiction.com.br/danielatwilight

PS: Apesar de agora ela fazer parte do staff, continua a ser uma autora que eu admiro imenso e é por isso que eu fiz a entrevista!!!

E aqui temos a entrevista:


O que é que te motivou a começar a escrever?
R: Eu sempre gostei de escrever, desde a primária eu tinha aquele gostinho por fazer as composições, poder inventar as personagens na minha cabeça e mete-las em acção, era com prazer e gosto que eu fazia isso, mas também não era daquelas meninas que tinha um diário, isso eu não gostava, pois falar de mim não era motivante, a minha vida é tão normal e sem graça que eu tinha necessidade de entrar noutros mundos, conseguir esquecer o que era e poder meter aquilo que eu queria como uma verdadeira realidade. Então desde que me lembro que sei escrever, gosto de inventar histórias e passá-las para o papel, mas apenas gostava de fazer eu mesma, os livros nunca me cativaram, mas tudo mudou quando descobri o mundo Twilight, a partir daquele momento deixei a escrita um pouco de lado e refugiei-me nos livros, também tive alguns problemas de saúde e familiares e digo que os livros e futuramente a leitura de fanfics que conseguiram fazer a pessoa que sou hoje, se não fosse a leitura acredito que hoje não estaria cá, eu simplesmente não teria vontade de viver. Mais tarde, quando acabei de ler o Amanhecer, eu senti que teria mais para contar daquela maravilhosa história, mas até Amanhecer eu era Team Edward (não tenho vergonha de o dizer, pois foi o mundo da Bella e do Edward que me cativaram a ler os restantes livros), mas quando li a segunda parte do livro Amanhecer (que é contada pelo Jake) apaixonei-me por ele, achei-o uma personagem maravilhosa e perfeita, e, ao contrário de muitas pessoas, acho a impressão muito linda e bonita, então achei que a história dele deveria ser contada e a minha imaginação começou logo a trabalhar e decidi fazer uns esboços da minha primeira fanfic num caderno durante as aulas mais secantes e desta forma cresceu o meu fascínio pela escrita!

Quem te conhece sabe que és Team Jacob. Qual é a razão que encontras para ele te fascinar?
R: A razão por ser Team Jacob surgiu após a leitura da segunda parte do livro Amanhecer, eu, tal como já disse na pergunta anterior, não tenho vergonha de dizer que já fui Team Edward, mas o Jake tem aquele ar natural de fazer com que as pessoas se apaixonem por ele, aquele ar rebelde e mandão, mas ao mesmo tempo de menino doce, o que eu ADORO!! E eu tive pena dele, pois ele merecia um final digno. E eu só gosto de fanfics Jake & Ness, pois, tal como já disse adoro a impressão, acho-a linda, por isso o Jake deve ficar com a Renesmee, e eu não tenho nada contra ela, até acho-a muito boa para ele, pois eles viverão felizes e nunca morrerão xD, são perfeitos um para o outro.

A fic “Lugar Para Amar” fez sucesso. Onde é que te inspiraste para surgir a ideia?
R: A minha primeira fanfic foi uma continuação de Amanhecer ("Vida Eterna"), mas apercebi-me que os leitores começavam a preferir os Universos Alternativos (eu também, como leitora, gosto mais dos Universos Alternativos), por isso decidi começar a escrever por este campo, e uns tempos antes li um livro chamado "Não digas Nada á mamã" e achei a história super triste, pois é uma história verídica, e eu sabia que era uma situação que ocorria muito nos dias de hoje, por isso achei boa ideia vergar por esta história, mas claro que a minha fanfic "Lugar Para Amar" é diferente do livro, pois a personagens do livro não tem um rapaz que a salve nem nada disso e também é numa época completamente diferente onde as crianças violadas eram consideradas culpadas pelo acontecimento, na minha fanfic não e no livro o final é triste e a rapariga fica traumatizada, a Nessie na minha fanfic, teve um final feliz, tal como eu queria que todas as crianças que sofrem de abusos tivessem. Acho que esta fanfic foi uma forma de mostrar a minha revolta com a situação e tentar, de algum modo, mostrar que nestes casos a criança pode ter um final feliz e conseguir ultrapassar os problemas do passado.

“Lugar Para Amar” trata de um assunto bastante delicado, já que Renesmee é violada pelo pai. Tiveste medo de abordar o tema de forma errada?
R: Claro que sim, um dos casos foi a forma como o pai a violava, eu não sabia como escrever essas cenas, mas eu sabia que teria que escrever de forma a que os leitores se chocassem (pois era isso que eu queria), mas não queria mostrar de forma banal, bem não sei explicar bem, mas apenas queria que os leitores percebem a brutalidade que aquele acto tinha, mas de forma a ser conseguido ler, pois acho que um pai violar uma filha não é muito fácil ler. Mas o meu objectivo principal era mostrar que alguém numa situação daquelas pode mudar e ser feliz, que não tem que viver sempre daquele maneira e as palavras que a pessoa que o abusa são verdades, pois tudo pode ser mudado e melhorado.

Qual foi a fic em que te sentiste ou sentes mais confortável a escrever?
R: Eu não posso dizer qual a fanfic que me sinto mais confortável a escrever, pois qualquer tema que eu invente é difícil para mim elaborar os capítulos, por isso demoro muito tempo a postar os capítulos, mas posso dizer que a fanfic que mais gostei de escrever foi a "Lugar Para Amar", pois escrevi-a numa época em que me sentia pior e desta forma consegui tirar toda a minha raiva e colocar em palavras, consegui exprimir tudo o que queria e assim descarregar tudo. Mas respondendo mesmo á tua pergunta, se calhar as On-Shorts são onde me sinto mais confortável a escrever, pois só tem um capítulo e imagino tudo logo de uma vez e não existe mais nada que seja preciso ser elaborado, fazendo com que não sinta a pressão de ter de postar o mais rápido possível, pois já foi postada completamente.

“Destino” retracta o amor a nascer de onde menos se espera, já que a Nessie apaixonou-se pelo rapaz que a violou. Acreditas que é uma ideia da tua cabeça ou pode acontecer na realidade?
R: Claro que pode acontecer, violações á todos os dias e o Amor e Ódio anda lado a lado, e pessoas masoquistas também, quantas mulheres aturam os abusos, mal tratos e bebedeiras dos maridos por os amarem? Nesta fanfic não é diferente, apenas a Nessie se apaixonou pela pessoa que não devia, mas também sejamos sinceras, com um homem daqueles quem não o desculparia? O que o Jake fez foi um erro do passado e a Nessie sabe que ele não voltará a fazer, e depois de tantas existências da parte dele, acaba por acontecer o inevitável, ela apaixona-se, pois descobre quem é realmente o Jake e o que ela ama é a verdadeira personalidade do Jake.

Qual é, ou são, as autoras que fazem com que as fics te pareçam um universo cada vez mais tentador?
R: Eu não gosto muito de dizer nomes de autoras, talvez aquelas mais populares como a fabulosa Glaucia Black (que infelizmente já não escreve fanfics, mas as que ela já escreveu são perfeitas) e a Manuca Ximenes que nos porpociona leitura todos os dias e novas fanfic, sempre que acaba uma já está com outra nova e são todas cativantes e interessantes.

Como é que te sentes ao ler os comentários das tuas leitoras?
R: É simplesmente gratificante, pois mostra que o nosso trabalho é conhecido, mesmo não tendo muitos comentários, acho que isso se deve a eu ser de Portugal e os leitores brasileiros não se identificarem muito, eu tento ver sempre o lado positivo e agrada-me saber que mesmo assim tenho leitores fixos que me acompanham desde o inicio e que me têm dado apoio incondicional. Eu tenho duas leitoras que se não fosse o apoio delas acredito que já tinha deixado de escrever á muito tempo, pois sem os conselhos e palavras amigas não teria força para continuar e são os restantes comentários (mesmo que sejam pequeninos) que fazem com que eu tenha criatividade e vontade de continuar a escrever loucuras!  

“Who Owns My Heart” é uma fic diferente. Já que estamos habituados a ver Renesmee’s mais meigas e delicadas, como é que te sentiste na mudança de personalidade?
R: Esta mudança de personalidade deve-se a eu também sempre ter escrito uma Renesmee meiga e delicada e queria vergar por uma onda diferente, queria saber se conseguiria, ou não, fazer uma personagem feminina assim, mas claro que ela também tem essas caracteristicas meigas e delicadas, apenas estavam escondidas e acho que ao longo desta minha short-fic consegui transmitir essa evolução de pessoa rebelde que ela gosta de mostrar, para a menina querida e com sentimentos que a Renesmee é na verdade. Eu gostei muito de escrever es short-fic pois a Nessie e o Jacob são completamente iguais, são rebeldes, mas com um enorme coração a ser descoberto.

Sentes que cresceste como autora?
R: Claro que sim, eu publiquei a minha primeira fanfic no meu blog pessoal a 10 de Dezembro de 2009, ou seja, vai fazer 2 anos que ando nesta loucura e eu acredito que estarei cá mais anos. A minha primeira fanfic ("Vida Eterna") esteve um tempo parada e durante esse tempo escrevi outras fanfic como a "Lugar Para Amar" e "Who Owns My Heart" e acredito que desde o último capítulo que eu postei da "Vida Eterna" ao último capítulo da "Who Owns My Heart" eu cresci como autora, a nível de me exprimir melhor o que eu queria mostrar e trabalhar mais os capítulos de forma a ficar mais coerentes e melhores de leitura.

Quando a inspiração falta, o que é que fazes para ela voltar?
R: Isto é um grande problema para mim, eu tenho dias que não consigo nem escrever uma frase, o que me inerva profundamente e faz com que piore e depois não tenho vontade para nada. Nestes momentos o que me ajuda é duas coisas: primeiro o apoio dos leitores, os seus comentários e mensagens; e segundo a música e ler outras fanfic do mesmo shipper para me inspirarem nos personagens (no meu caso Jake&Ness) e voltar a entrar neles para continuar a escrever.

Qual é a parte mais difícil de escrever numa fic, na tua opinião?
R: Para mim, a parte mais difícil de escrever numa fanfic é sem dúvida conseguir exprimir os sentimentos e emoções das personagens ao fazer cenas cómicas e tristes. Ainda hoje (quase 2 anos do início desta minha aventura na escrita de fanfics) ainda tenho dificuldades, pois é um difícil de me colocar nas situações que estou a escrever e conseguir assim escrever o que quero, mas tento fazer isto da forma mais competente para dar aos leitores a ideia que eu quero. 

A falta de reconhecimento é um grande problema para muitas autoras. Já alguma vez isso te afectou?
R: De certa forma sim, pois ficava desiludida comigo por não ter comentários, mas o truque é ser-se persistente e fazer aquilo que mais se gosta, ou seja escrever, em certa altura eu escrevia apenas por mim mesma e não queria saber se tinha comentários ou não, eu apenas sabia o que gostava de fazer e nem mesmo a falta de apoio me iria abater. Acho que esta foi uma das razões do sucesso de Lugar Para Amar, pois apenas a estava a escrever para mim e não para os leitores e assim consegui uma fanfic que agradou até a muitos leitores, pois era simples, franca e objectiva.

Alguma vez tiveste medo de postar uma fic por pensares que não seria tão bem aceite pelo público?
R: Apenas na minha primeira fanfic, pois não sabia como iria ser aceite neste mundo das fanfics e depois tive poucos comentários, mas continuei e nunca desisti e neste momento escrevo para mim e por mim, se lerem é uma bênção e fico super contente, mas se não tiver leitores não é por isso que vou deixar de fazer aquilo que mais gosto.

Todas as leitoras sabem que não gostas de fazer finais “e viveram felizes para sempre, tendo muitas filhos ao lado”. É por opção ou consideras a ideia que ainda possas fazer uma continuação da fic?
R: Em relação de poder fazer uma continuação da qualquer fanfic que eu já escrevi isso está 80% fora de questão, não digo 100% porque a minha cabeça é completamente louca e nunca se sabe. Mas a principal razão é de não gostar de fechar a fanfic, eu não tenho uma ideia fixa do porque de fazer isso. Se repararem, durante as minhas fanfics a Nessie o Jacob nunca tiveram filhos, não que eu não goste de bebes, eu amo bebes, mas é devido á uma questão privada (que prefiro não falar) que eu faço isto, não posso entrar em mais detalhes em relação a esta situação, apenas é uma escolha minha devido a um problema meu que eu faço estas escolhas.

Se tivesses que recomendar uma fic a alguém, qual seria e porquê?
R: Sem dúvida que seria a "Oppossing Souls" da Glaucia Black, simplesmente porque é uma das minhas fanfics preferidas, foi a primeira fanfic que li da Glaucia e ADOREI. Trata um tema que acontece diariamente nas escolas e ao mesmo tempo um amor perfeito que ultrapassa tudo e todos para no fim terem um final digno deles. Esta fanfic foi a principal razão para ser o que sou hoje, com ela decidi colocar-me neste mundo das fanfic e assim superar todas os obstáculos que tinha na minha vida pessoal, ultrapassando obstáculos, sendo esta pessoa que sou hoje. Sem dúvida que esta fanfic e a escrita me salvaram, tenho 18 anos e ainda hoje não sei o que seria de mim sem isto!

O que é que uma boa fic deve ter?
R: Para mim uma boa fanfic, primeiro que nada, tem que ser criativa, não pode ser plágio e muito menos cópias de livros os filmes, se alguém quer fazer uma fanfic baseada num filme ou livro, sejam criativos, podem basear-se na ideia geral desse livro ou filme, mas NUNCA fazer igual. Depois: a fanfic tem que ter um enredo bom e ser capaz de exprimir o que as personagens sentem, para os leitores perceberes o porque de certas situações e acções. A fanfic não pode ser confusa, tem que ser explicita nos pormenores, de forma a não haver erros de interpretação, excepto quando é essa mesma a intenção para dar um ar de mistério.Para mim estes são os pontos principais que uma fanfic tem que ter, mas claro que uma boa história também é importante, mas isso varia de pessoa para pessoa, pois um autor pode ter uma excelente história mas depois não conseguir desenvolver isso, ou até mesmo um autor ter uma história base fraca, mas com o seu desenvolvimento vir a ser uma excelente fanfic. Por fim, acho que uma fanfic tem que ter boas cenas hots, eu nunca leio fanfics a baixo de +16 anos, pois eu gosto de fanfics bem hots e dá sempre aquele ar maduro e louco que uma fanfic deve ter xD

Já te inspiraste em algo que te aconteceu e tornaste numa das cenas de uma das tuas fics?
R: Não, isso nunca aconteceu, a minha vida é demasiado secante e monótona para haver episódios meus para colocar numa fanfic. Mas assim eu crio sempre épisódios que eu acho que aconteceria e é mais prazeroso fazer isso, pois é sempre uma surpresa o que eu irei conseguir fazer com uma situação que eu imagino.

Já fizeste alguma personagem inspirada em ti?
R: Sem dúvida a persoanlidade da Renesmee da minha fanfic "Vida Eterna", como foi a minha primeira fanfic, para mim foi mais fácil escrever como eu sou, sendo mais fácil de me meter na personagens e saber como é que a mesma irá actuar em cada acção.



____________________XX____________________________
E esta foi a Daniela!!! Recomendo as suas fics!!!
Teremos muitas mais autoras!!!

Beijos!
Rita Gomes

0 comentários:

Enviar um comentário